terça-feira, 24 de dezembro de 2013

AFINAL A BÍBLIA MOSTRA QUANDO NASCEU O SENHOR JESUS?


VEJA EXATAMENTE QUANDO JESUS NASCEU.

Sim, podemos através de alguns detalhes bíblicos, citar cronologicamente o nascimento do Senhor Jesus e verificar que o Seu nascimento foi o cumprimento de uma das mais importantes festas do Velho Testamento – a festa dos Tabernáculos.


O Senhor Jesus nasceu na festa dos Tabernáculos, que acontecia a cada ano, no final do sétimo mês (Etenim) do calendário judaico que corresponde ao mês de setembro do nosso calendário. A festa dos Tabernáculos ou Cabanas, significava Deus habitando com Seu povo. Foi instituída por Deus como memorial, para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto em que o Senhor habitou no Tabernáculo no meio de Seu povo (Levítico 23:39-44; Neemias 8:13-18).

No Evangelho de João capítulo 1, versículo 14, vemos que o Verbo (Cristo) habitou entre nós. Esta palavra no grego é skenoo – tabernaculou; isto é, a festa dos Tabernáculos cumprindo-se no Senhor Jesus Cristo, o Emanuel (Isaías 7:14) que significa Deus conosco. No Senhor Jesus Cristo se cumpriu não apenas a festa dos Tabernáculos, mas também a festa da Páscoa, na Sua morte (Mateus 26:2; I Coríntios 5:7), e a festa do Pentecoste, quando enviou o Espírito Santo sobre a igreja. (Atos 2:1).

Vejamos nas Escrituras alguns detalhes que nos ajudarão a situar cronologicamente o nascimento do Senhor Jesus: os levitas eram divididos em 24 turnos e cada turno ministrava por 15 dias ou seja 24x15=360 dias ou um ano (I Crônicas 24:1-19); o oitavo turno pertencia a Abias (I Crônica 24:10); o primeiro turno iniciava-se com o primeiro mês do ano judaico – mês de Abide (Êxodo 12:1-2; Deutronômio 16:1; Êxodo 13:4); temos a seguinte correspondência de calendário:

Mês Nome Turno Referência bíblica
1 Abide ou Nisã Março 
1 e 2

Êxodo 13:4; Ester 3:7
2 Zive Abril 
3 e 4

I Reis 6:1
3 Sivã Maio 
5 e 6

Ester 8:9
4 Tamuz Junho 
7 e 8 (Abias)

Jeremias 39:2; Zacarias 8:19
5 Abe Julho 
9 e 10

Números 33:38
6 Elul Agosto 
11 e 12

Neemias 6:15
7 Etenim ou Tisri Setembro 
13 e 14

I Reis 8:2
8 Bul Outubro 
15 e 16

I Reis 6:38
9 Chisleu Novembro 
17 e 18

Esdras 10:9 ; Zacarias 7:1
10 Tebete Dezembro 
19 e 20

Ester 2:16
11 Sebate Janeiro 
21 e 22

Zacarias 1:7
12 Adar Fevereiro 
23 e 24

Ester 3:7

Comecemos por Zacarias, pai de João Batista. Ele era sacerdote e ministrava no templo durante o “turno de Abias” (Lucas 1:5,8,9). Terminado o seu turno voltou para casa e, conforme a promessa que Deus lhe fez, sua esposa estéril, concebeu João Batista (Lucas 1:23-24). Portanto João Batista foi gerado no fim do mês de Tamuz ou início do mês Abe. Agora um dado muito importante: O Senhor Jesus foi concebido seis meses depois (Lucas 1:24-38). Portanto o Senhor Jesus foi concebido no fim de Tebete ou início de Sebate.

Visto estes detalhes nas Escrituras, chegamos à conclusão que João Batista foi gerado em fins de Junho ou início de Julho, quando Zacarias voltou para casa após seu serviço no templo. O Senhor Jesus Cristo foi concebido seis meses depois, no fim do mês de Dezembro ou início de Janeiro. Ele não nasceu em Dezembro ou início de Janeiro. Ele não nasceu em Dezembro como diz a tradição, mas foi gerado nesse mês. Nove meses depois, no final do sétimo mês (Etenim), Setembro do nosso calendário, quando os judeus comemoravam a festa dos Tabernáculos, Deus veio habitar com Seu povo. Nasceu o Senhor Jesus!

Texto do Meu grande amigo e professor, um dos mais renomados metres de teologia no Brasil professor, pastor, conferencista Antonio Perreira , que o Senhor te bendiga meu querido.

Postagem Joabe Sena. Texto Professor Antonio Perreira 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!

    Que neste Natal,
    eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
    e fazer por eles uma oração de paz.

    Que eu possa lembrar dos que odeiam,
    e fazer por eles uma oração de amor.

    Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
    e fazer por eles uma oração de perdão.

    Que eu lembre dos desesperados,
    e faça por eles uma oração de esperança.

    Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
    e faça uma oração de alegria.

    Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
    e faça por ele uma oração de fé.

    Obrigada Senhor
    Por ter alimento,
    quando tantos passam o ano com fome.

    Por ter saúde,
    quando tantos sofrem neste momento.

    Por ter um lar,
    quando tantos dormem nas ruas.

    Por ser feliz,
    quando tantos choram na solidão.

    Por ter amor,
    quantos tantos vivem no ódio.

    Pela minha paz,
    quando tantos vivem o horror da guerra.

    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO
    NA PRESENÇA DO DEUS TODO PODEROSO
    JESUS CRISTO, SENHOR E SALVADOR NOSSO!!!

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir